ONU pede libertação imediata de centenas de meninos sequestrados na Nigéria
ONU News
Em 14.12.2020
Crianças foram levadas durante um ataque a uma escola secundária no estado de Katsina, na fronteira com Níger; secretário-geral, António Guterres, lembra que ataques a escolas são grave violação dos direitos humanos.
As Nações Unidas condenaram o sequestro de centenas de alunos numa escola do norte da Nigéria, que ocorreu no último dia 11.
Em nota, emitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu a libertação imediata dos meninos no estado de Katsina, noroeste do país, na fronteira com o Níger.
Facções
Segundo agências de notícias, as crianças foram levadas por bandidos armados. Várias facções circulam pela região incluindo extremistas islâmicos e insurgentes por causa da violência no nordeste da Nigéria. Centenas de pais e responsáveis foram para a porta da escola pedir às autoridades da Nigéria que libertem os alunos.
Guterres disse que as crianças têm de retornar imediatamente às famílias. Ele lembrou que ataques a escolas e outras instituições educativas são uma grave violação dos direitos humanos.
Ele instou as autoridades da Nigéria a levar os autores do crime à justiça. António Guterres reafirmou o apoio da ONU ao governo e ao povo nigeriano na luta contra o terrorismo, o extremismo islâmico e o crime organizado.
Foto destaque: Unicef/Christine Nesbitt –