Feliz ano novo, feliz 2020! Isto mesmo, vamos apagar e recomeçar do zero
Ayrton Maciel*
Em 27.12.2020
Voltar ao inicio é recomeçar diferente. Estamos em fevereiro de 2020. Deu negativo o teste de Covid-19 em homem de São Paulo vindo da Itália. Agora, seis meses após a OMS decretar a pandemia mundial, nenhum caso se registrou no Brasil. Enfim, a última semana do ano e o país permanece sem nenhuma ocorrência de contaminação por coronavírus. Situação única no mundo – infelizmente! – que deixa perplexa a comunidade científica internacional. Estranho caso a ser estudado, uma amnésia coletiva. Agora, vem 2021. Feliz continuidade, brasileiros!
A descontinuidade que precisamos ter é a da memória. Fatos e estatísticas passam a ser da história da humanidade. Vão servir como conhecimento e alerta para que o homem tente impedir que o mal se repita, o que significa avançar. Idades da caverna e da barbárie, de nações dizimando nações, de impérios escravizando povos, de religiões sacrificando a heresia e os costumes, da disputa pelo domínio das riquezas naturais, de armas e guerras de destruição em massa e da substituição do homem pela máquina, tudo já é história. O homem prossegue. Feliz 2021, ser humano!
Romper a memória, voltar a um início diferente, mas sem esquecer culpas (uma observação à parte). Recomecemos 2020, desatemo-nos da memória, que agora já é história. Não significa apagar os que ficaram.Eles seguirão com cada um de nós em 2021, a continuidade. O tempo é um só, o homem o dividiu em Eras, e a cada Era deu as datas, o que nos identifica e nos ajuda a seguir. A vida está só começando (a cada dia). A continuidade, agora vindo, vem com vacinas. Feliz 2021, feliz 2022…
Neste instante, feliz 2020, estamos em fevereiro e não há Covid-19. Logo será janeiro do ano da continuidade. Estamos a poucos dias das vacinas, da cura e da prevenção. A partir de então, só iremos temer o que não entendemos: o vírus que nos circula e que causa cegueira, alienação, letargia e o estado de rebanho.
Voltemos a fevereiro, brasileiros. Feliz 2020 sem pandemia. Chega daqui a pouco 2021. Feliz continuidade.