Vamos todos nos vacinar

Por

Valéria Saraiva*

Em 18.01.2021

A vacinação chegou ao Brasil, finalmente. Fico pensando que se essa vacina tivesse chegado em dezembro, como no Reino Unido e outros países, talvez minha mãezinha ainda estivesse viva. Ela nem teve a chance de ser vacinada.

E saber que tem gente dizendo quer não que se vacinar porque a vacina só tem 50% de eficácia. Sinceramente, eu tomaria essa vacina mesmo que a eficácia fosse menor.

Essa doença chegou no Brasil depois do carnaval do ano passado e mudou completamente as nossas vidas. Muitos países já estão vacinando, mas o Brasil teima em ficar pra trás e somente hoje inicia a vacinação em todos os estados, segundo anunciou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, depois que o governador de São Paulo, João Dória, antecipou-se e começou a imunização ontem, logo após a autorização da Anvisa, e os demais governadores cobraram agilidade. Pelo cronograma do governo federal a vacinação somente começaria na quarta (20).

Vacinar-se contra a Covid-19 não se trata de uma questão de eu querer ou não querer. Essa é uma questão de saúde pública. Temos que imunizar a maior parte da população para conseguir conter o vírus.

Infelizmente, temos um presidente que não se importa com a população e desacredita os órgãos de pesquisa que tanto se empenharam para conseguir produzir essa vacina. Foram meses de pesquisa.

Nós já perdemos mais de 200 mil pessoas para o novo coronavírus. Todos os dias morre gente. Quem mais você quer perder?

Enquanto não conseguirmos controlar essa pandemia nada vai voltar ao normal. Parece que tem gente que não se importa com isso. Eu me importo. Perdi minha mãe e quase perdia um tio. Não quero perder mais ninguém.

Você só conhece a dor do outro quando a dor do outro passa a ser a sua dor.

Estamos em 2021 e já não teremos carnaval. Não que eu sinta falta disso. No momento estou de luto e não me animaria de participar de nada. Mas existem famílias que sobrevivem dessas festas. Enquanto as coisas não voltarem ao normal, vai ser assim. Nada de carnaval, nada de São João. Todos os eventos que naturalmente geram aglomerações serão cancelados.

Até as coisas voltarem ao normal mesmo, vai demorar. Vamos torcer pra que tudo dê certo e que as coisas finalmente voltem ao normal. Sem mais nenhuma morte pela Covid-19.

*Valéria Saraiva é enfermeira, poetisa, cronista, autora do livro “Lírios, Tulipas e escorpiões” e membro da Academia Cabense de Letras. Escreve às segundas-feiras.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do blog Falou e Disse.

Foto destaque: Enfermeira Mônica Calazans é a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil contra a Covid-19. g1.globo.com