SHOW DE BOLA – Cinco décadas de um grande feito
Hamilton Rocha
Em 22.06.2020
Cinco décadas de um grande feito
O domingo foi dia de lembrar de um dos grandes momentos do Brasil no futebol, os 50 anos da conquista do tricampeonato mundial no México. A seleção que encantou o mundo com um futebol de encher os olhos vinha de um fracasso na Copa da Inglaterra em 1966 e precisava mostrar sua força. Nada poderia lembrar o futebol apático do time de Vicente Feola da copa anterior.
Não foi um título comum, a conquista do tri trouxe para o Brasil em definitivo a Taça Jules Rimet. O feito se transformou em instrumento de propaganda do regime militar, inclusive, a taça foi erguida pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici. Era o momento do “milagre econômico”, mas por outro lado, o país convivia com a tortura, mortes e desaparecidos políticos.
Vendo só pelo lado do futebol, o time de Pelé, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto, Gerson e companhia é considerado por muitos a melhor seleção de todos os tempos. A goleada de 4 x 1 em cima da Itália na final, a invasão de campo e as comemorações do tri estão na cabeça de todos nós, nas imagens da primeira copa transmitida pela TV para o país.
Curtas
Penhora – Uma notícia nada agradável para a diretoria do Sport chegou neste final de semana. Uma dívida de cerca de R$ 3 milhões com o ex-diretor do clube, Laércio Guerra, fez a justiça decretar a penhora de parte da sede do time. O empréstimo realizado em 2018 foi feito em nome da pessoa física do ex-diretor e da empresa que ele comanda. Mais uma dor de cabeça para Milton Bivar resolver.
Sem reforços – Depois de 90 dias fora de atividade, o Santa Cruz voltou a treinar sem apresentar reforços para a retomada das competições. Segundo a diretoria do Santa, a perda de receita foi grande e o técnico Itamar Schulle vai ter que trabalhar com o elenco que tem na atualidade. O Santa quer pagar os compromissos que tem para cumprir e só depois buscar no mercado as contratações.
Vontade – Quem se apresentou com muito otimismo no Náutico foi o atacante Kieza, grande contratação do Timbu para 2020. Depois de poucas partidas na temporada veio uma contusão no tornozelo, mas Kieza garante que está pronto para voltar a ser o atacante que deu muitas alegrias à torcida do Náutico. Ninguém pode negar que o K9 é um grande goleador.
Var – O Real Madrid chegou à liderança do campeonato espanhol, mas teve muita polêmica de arbitragem na partida contra o Real Sociedad, neste final de semana. O técnico Zidane ficou irritado com um jornal de Barcelona, que classificou sua equipe como “líder do var”. Segundo Zidane, quando as discussões das partidas giram em torno só de arbitragem parece que o time não fez nada em campo.