Espaço Ciência celebra Dia de Proteção aos Manguezais, 26 de julho, com uma semana de atividades remotas

Por

Redação, com Secom-PE

Em 26.07.2020

Foto:imagens.usp.br

Para celebrar o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, 26 de julho, e chamar a atenção para a importância e a necessidade de preservação deste ecossistema, o Espaço Ciência programou uma série de atividades para a semana que se inicia. ‘Lives’, vídeos, podcasts, experimentos interativos e uma programação intensa prometem agitar o site e as redes sociais do Espaço Ciência.

Um dos destaques da programação é o bate papo ao vivo com o biólogo Clemente Coelho, que tem vasta experiência na área de Ecologia de Ambientes Costeiro-Marinhos. A conversa ocorre pelo Instagram do Espaço Ciência (@espacociencia_pe), na terça-feira (28), 19h.

Esta é apenas uma das atividades planejadas. Há várias outras: uma delas propõe um experimento dinâmico para fazer em casa, junto com a família. De forma simples e participativa, é possível descobrir como se comportam as águas do mar ou dos rios ao se encontrarem em um manguezal. O vídeo com a atividade será postado na quinta-feira (30) no canal do Espaço Ciência no Youtube (Espaço CiênciaPE), além de site e redes sociais.

Durante toda a semana serão compartilhadas perguntas, curiosidades e informações diversas. Outro destaque são os podcasts. No início da semana, o Espaço Ciência lança a segunda edição de seu podcast COM CIÊNCIA NINGUÉM PODE, disponível em várias plataformas, entre as quais Spotify e Soundcloud. O programa, curtinho, tem informações sobre o Museu e suas programações; uma seção de bate-papo com um cientista; e espaço para perguntas curiosas dos ouvintes. E nesta segunda edição, o foco são os manguezais: a entrevista é com Clemente Coelho, que também vai responder as curiosidades dos ouvintes.

Foto: pernambucocultural.com

Outro podcast, elaborado pelos monitores do Museu, será lançado na sexta-feira (31), como encerramento da semana.  Em pauta, “a cultura dos mangues: um diálogo sobre Chico Science e os manguezais na cultura pernambucana”. O bate-papo será com o engenheiro de pesca e doutor em Oceanografia José Lúcio (Abissal), que também é personagem cultural marcante, à frente do Maracatu Real da Várzea.