SHOW DE BOLA – Futebol e pandemia
Hamilton Rocha
Em 07.09.2020
A volta do futebol durante a pandemia revelou que o período de paralisação fez mal aos times brasileiros. Quem vem acompanhando as partidas nas primeiras rodadas do Brasileirão em todas as séries, nota que o nível apresentado deixa a desejar. Claro que não dá para exigir um primor de técnica, mas o que estamos vendo, preocupa. Salvo algumas exceções, os jogos ainda não empolgaram o torcedor.
Talvez a ausência da torcida venha contribuindo em muito para o futebol pobre apresentado pelas equipes. Jogos sem plateia tiram o brilho das partidas, mas o calendário do futebol brasileiro não encontrou outra saída para realização das competições, que só terminam em 2021.
Sem previsão da volta do torcedor, as equipes fazem um verdadeiro malabarismo para colocar as contas em dia, procuram renegociar com patrocinadores, reduzindo valores de contratos e buscando alternativas para novas receitas.
CURTAS
Tempo – O técnico do Náutico, Gilson Kleina, vai ter pela primeira vez uma semana inteira para preparar o time. Desde que assumiu, a tabela da Série B não permitiu um período maior de treinamento para implantar o estilo de jogo que o treinador pretende. No meio da tabela, os alvirrubros ainda não conseguiram mostrar motivos para o seu torcedor acreditar que dá para chegar ao final das 38 rodadas entre os quatro primeiros colocados.
Pontaria – A vitória do Vila Nova (GO) sobre o Santa Cruz, pela Série C, não refletiu o que foi a partida do sábado em Goiânia. Se tivesse uma melhor pontaria, o santinha podia ter saído com mais uma vitória na competição. Foram muitas chances desperdiçadas, enquanto o adversário praticamente não incomodou. A derrota tirou o Santa da liderança, já que o outro tricolor, o Ferroviário (CE) empatou e assumiu a ponta do grupo A. Mas a vantagem é apenas no saldo de gols.
Sufoco – Não foi fácil, mas o Sport conseguiu a terceira vitória no Brasileirão, a segunda sob comando de Jair Ventura. O jogo na Ilha teve até gol contra do atacante Elton. Se ainda não está mostrando um bonito futebol, pelo menos a equipe já começa a se afastar da zona da degola. Agora na nona posição, os rubro-negros enfrentam o Fortaleza na quarta-feira (09.09), no Castelão.
Fera – A INTZ sagrou-se pentacampeã brasileira na League of Legends no último sábado, em São Paulo. O maior torneio de esporte eletrônico do País vem crescendo a cada ano e tem um pernambucano fera entre os jogadores. Bruno Farias é um dos destaques da equipe que agora se prepara para disputar o Mundial em Xangai na China, no final do mês.
Foto destaque: Ricardo Duarte (Site do Inter/RS)