SHOW DE BOLA – Tiago Neves: problema ou solução?

Por

Hamilton Rocha*

Em 21.09.2020

Qual seria o objetivo de um jogador de 35 anos, com vários títulos conquistados em grandes clubes brasileiros, decidir jogar pela primeira vez em uma equipe do Nordeste? Tiago Neves (foto) não precisa mostrar a ninguém que dentro de campo é craque. Fora das quatro linhas, a história tem sido diferente nos últimos anos.

Acusado de desagregador, de gerar conflitos com treinadores e até provocar de forma intensa as torcidas adversárias, TN 30 veio para o Recife tentar um recomeço, assim como fizeram outros jogadores quando o eixo principal do futebol brasileiro, formado por São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul, passou a oferecer pouco espaço para atletas de alto nível como ele.

A diretoria do Sport decidiu bancar a vinda do atleta com a esperança de ver Tiago Neves voltar a fazer o que ele mais sabe. A contratação mexeu com a torcida e com o jogador, que ficou impressionado com a recepção e a estrutura oferecida no Recife. Se TN 30 conseguir responder às expectativas dos rubro-negros e se tornar ídolo na Ilha do Retiro, vai ser bom para ele e para o clube, que desde a saída de Diego Souza não consegue ter no grupo um jogador diferenciado, acima da média.

CURTAS

Sofrimento – O time grande que cai para a Série B tem sempre o retorno certo à elite no ano seguinte. Verdade? Nem sempre. Na maioria das vezes, os grandes voltaram com certa facilidade, mas o Cruzeiro, que joga a competição pela primeira vez, vem sofrendo muito para chegar na parte de cima da tabela. No sábado foi derrotado pelo CSA e ficou pertinho da zona de rebaixamento. Pior ainda para a raposa é ver o principal rival, o galo, chegar à liderança da Série A.

Empate – Em campeonato de pontos corridos, o empate é um péssimo negócio, principalmente quando a equipe joga em casa. O gol tomado nos minutos finais na partida contra a Chapecoense foi muito lamentado nos Aflitos. O time de Santa Catarina é um dos candidatos a subir e uma vitória seria muito importante nessa fase em que o Náutica melhora seu desempenho, depois da chegada do técnico Gilson Kleina. Com o adiamento do jogo contra o Sampaio Correia, agora são nove dias para trabalhar até a partida contra o líder Cuiabá, fora de casa.

Morno – Em um jogo sem muitas emoções, o Santa Cruz empatou com a equipe do Manaus fora de casa. O placar de 0 x 0 refletiu bem o que foi a partida. Poucas chances em um primeiro tempo fraco e o segundo mais movimentado. A falta de pontaria do ataque tricolor continua. Já são 12 partidas sem marcar gol. A equipe segue na liderança porque o Ferroviário perdeu em casa para o Payssandu, ontem, em Fortaleza.

Sufoco – Não foi fácil, mas valeu pelos três pontos. A vitória do Sport de 1 x 0 contra o Fluminense, ontem, na Ilha do Retiro, deixou o time na décima colocação da série A. No primeiro tempo o time fez uma partida razoável, abriu o placar com Brocador, mas sofreu na segunda etapa. O Fluminense foi incompetente nas finalizações e por pouco não chegou ao empate. A expectativa fica, agora, por conta da estreia de Tiago Neves no jogo contra o Corinthians na quarta-feira (23), no Recife.