SHOW DE BOLA – A Copa de 2022 já começou
Hamilton Rocha
Em 12.10.2020
A Copa do Catar começou para o Brasil na sexta-feira (09.10) e deixou uma boa impressão, apesar do adversário não exigir muito. A Bolívia vive dias terríveis, dentro de campo, porque nem conseguiu manter na delegação atletas convocados pelo treinador e fora das quatro linhas, com a morte do presidente da Federação local, por Covid-19, o que vem gerando sérios problemas no comando da entidade.
Mantido na Seleção Brasileira, apesar do insucesso na copa passada, o técnico Tite parece disposto a simplificar o que muitas vezes ele complicou. A ideia de dar liberdade aos jogadores de atuarem da mesma forma com que eles jogam nos seus times, é algo que chamou a atenção no jogo contra a Bolívia. A grande prova disso foi o comportamento da maior estrela do time. Neymar, durante toda a partida, procurou o jogo coletivo, o que permitiu a criação de muitas jogadas de ataque.
A partida de estreia nas eliminatórias marcou também o bom futebol do lateral esquerdo Renan Lodi, que atua no Atlético de Madrid, e do volante Douglas Luiz, do Aston Villa. São novos nomes para um Brasil que precisa renovar em algumas posições. Agora são mais 17 partidas nas eliminatórias da América do Sul até a classificação para 2022. Como na primeira rodada, as demais seleções não mostraram futebol de encher os olhos, o Brasil caminha para seguir líder até o final da disputa. Depois, é correr atrás do hexa na 22ª edição da Copa do Mundo.
CURTAS
Caindo – Depois de chamar a atenção pelos bons resultados na Série A, o Sport sofreu duas derrotas seguidas na competição. Perder para o poderoso Flamengo estava na conta, mas a derrota para o Botafogo-RJ, ex-time do técnico Jair Ventura, na Ilha, vai ser muito lamentada. Claro que a pretensão dos rubro-negros é a manutenção na Série A, mas a torcida começou a sentir que dava para ir mais longe. O momento não é de desespero, mas acendeu uma luz de alerta para as bandas da Ilha do Retiro.
Timbu – Mais do que a derrota para o América-MG em Belo Horizonte, a torcida do Náutico tem demonstrado nas redes sociais a preocupação com o futebol que o time vem jogando. Não fosse a boa atuação do goleiro Jeferson, a equipe de Lisca poderia ter aplicado uma goleada nos alvirrubros. São cinco jogos sem vencer e nesta segunda-feira (12.10) mais uma partida contra uma equipe da parte de cima da tabela. O jogo contra a Ponte Preta, quarta colocada, acontece às 8 da noite, nos Aflitos.
Tranquilo – Enquanto os rivais tentam digerir as derrotas no Brasileiro, o Santa Cruz segue firme na liderança do Grupo A da Série C. Agora são 8 pontos de diferença para o quinto colocado da competição. A partida contra o Paysandu neste domingo no Arruda foi a melhor que o time fez até agora, segundo o técnico Marcelo Martellote. Sábado (17) o Santa enfrenta o Treze, em Campina Grande. Se continuar no mesmo ritmo, com mais 4 rodadas, a classificação para a próxima fase será garantida.
Troca – Não deu para segurar. O futebol de péssima qualidade e os resultados pífios derrubaram o técnico Ney Franco, do Cruzeiro, depois do empate do time mineiro contra o lanterna Oeste, neste domingo. Cotado para subir, depois de cair para Série B pela primeira vez, o Cruzeiro tá na vice-lanterna. Seja quem for o novo comandante ele já entra com a missão de fazer campanha de campeão para chegar entre os quatro primeiros. Quem se arrisca?
Foto destaque: CBF