SHOW DE BOLA – A virada do turno

Por

Hamilton Rocha

Em 09.11.2020

Começaram os jogos da volta das Séries A e B do Brasileirão. A virada do turno é um momento importante para uma avaliação do desempenho das equipes e suas perspectivas dentro das competições. Alguns aspirando o título, a participação na Libertadores e na Copa Sul-Americana. Outros jogando apenas pela permanência, querendo passar longe da zona de rebaixamento.

Na elite, um campeonato mais disputado do que em anos anteriores, quando alguns clubes tomaram a dianteira e se distanciaram dos demais. Este ano, o favorito Flamengo (foto destaque), que todos imaginavam estaria sempre em larga vantagem, não apresenta o mesmo futebol do ano passado, quando era treinado pelo português Jorge Jesus. Internacional, São Paulo e Atlético Mineiro, clubes tradicionais e carentes de títulos brasileiros, disputam com chances de chegar na frente.

Outro clube tradicional que sempre esteve na disputa pelo título, decepciona no atual campeonato. O Corinthians ainda não encontrou seu melhor futebol na competição. No meio da tabela, o time do Parque São Jorge, pelo que vem apresentando, já pode se contentar com a permanência na Série A.

Quem colocou os nordestinos na lista dos certos para o rebaixamento parece que vai errar nas previsões. Pelo campeonato que Ceará, Sport, Fortaleza e Bahia estão fazendo é possível que o Nordeste mantenha os quatro clubes na Primeira Divisão de 2021. Na próxima semana vamos fazer uma análise das chances de acesso e rebaixamento na Série B.

CURTAS

Aflitos – De novo uma história se repete nos jogos do Náutico nos aflitos: tomar gols nos últimos minutos. Contra o Avaí do técnico Geninho o alvirrubro chegou a virar o placar mas foi surpreendido pelo empate nos acréscimos. O jogo que seria a retomada das vitórias se transformou em frustração. Na zona de rebaixamento, o Náutico parte para três jogos fora de casa. É preciso abrir o olho.

Santinha – Mesmo sem contar com todos os titulares na partida contra o Vila Nova, no sábado no Arruda, o Santa Cruz venceu bem o time goiano por 2 x 0. Cinco atletas testaram positivo para covid-19 e não foram para o jogo. Com a classificação garantida para a próxima etapa, o técnico Marcelo Martelotte deverá contar com a volta de todos para a próxima fase, prevista para iniciar depois do dia 6 de dezembro. Nos quatro jogos que faltam, o técnico pode fazer avaliações no grupo.

Patativa – Sem receber salários desde setembro, os jogadores do Central começaram uma greve e decidiram, inicialmente, não entrar em campo contra o ABC, neste domingo no Estádio Luiz Lacerda. Mesmo sem receber os vencimentos, os jogadores vêm fazendo a sua parte. O time faz boa campanha na Série D e tem possibilidade de subir para a Série C. Somente no sábado à tarde, depois de uma conversa com a diretoria, o grupo resolveu ir para o jogo, que terminou empatado em 0 x 0.

Sport – O segundo turno para o Sport começou neste domingo com um empate com o Ceará em Fortaleza. Mesmo enfrentando um Ceará cansado da maratona de jogos e sem alguns titulares, os rubro-negros não aproveitaram para trazer uma vitória para o Recife. O Leão não fez uma boa partida e agora volta para dois jogos em casa com clubes que não fazem uma boa campanha no campeonato. Pega o Vasco da Gama e o Atlético de Goiás. Não pode vacilar.